Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Prefeitura reduz velocidade permitida em nove bairros

A prefeitura anunciou, nesta quinta-feira, a criação de mais nove zonas de 30 km/h, permitindo o tráfego de bicicletas e veículos em uma mesma via. Ipanema, Jacarepaguá, Grajaú, Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Anchieta, Del Castilho e Ilha do Governador terão as chamadas "zonas 30". Em 2009, a iniciativa foi aplicada em Copacabana. A regra começará a valer no Dia Mundial Sem Carro, na próxima quarta-feira, mas terá caráter permanente.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente pretende criar outras áreas com redução de velocidade. O objetivo é favorecer o transporte ecologicamente correto. Além das bicicletas, a prefeitura quer incentivar o uso dos transportes coletivos.

- As zonas 30 vem acompanhadas de alternativas para o carioca usar a bicicleta, como a ampliação da malha de ciclovias, que será dobrada, e a licitação das linhas de ônibus. Será uma mudança de hábito - disse o secretário e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz.

A Guarda Municipal manterá equipes circulando nos locais de zona 30 para que as leis de trânsito sejam respeitadas. A prefeitura afirma, no entanto, que dará ênfase às medidas educativas e não deverá montar pardais nessas ruas.

No Dia Mundial Sem Carro, na quarta, o estacionamento será proibido em uma área do Centro que inclui as avenidas Rio Branco e Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março. Uma estação de aferição da qualidade do ar já está montada no Largo da Carioca.

Fonte: O Globo, 16/09/2010

Bairros mais saudáveis aqui.

Nenhum comentário: