Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Projeto de uso de bicicleta no campus da Ficoruz deverá ser ampliado

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) comemorou o Dia Mundial Sem Carro, nesta quarta-feira (22/9), com uma boa notícia: o projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta, será ampliado para outros pontos do campus da Fundação. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, sugeriu que seja feito um estudo para instalar bicicletários em outras àreas. Atualmente, dois bicicletários estão disponíveis, e cada vez mais trabalhadores e alunos vêm aderindo à novidade.

Dois bicicletários foram instalados: um na portaria da Ensp, perto da saída da Rua Leopoldo Bulhões, e o outro no Centro de Recepção do Museu da Vida, próximo à saída da Avenida Brasil. O usuário pode retirar a bicicleta assinando um termo de responsabilidade e estando de posse de seu crachá funcional. O projeto foi lançado há dois anos e vem ganhando novos adeptos na Fiocruz. Hoje, o bicicletário conta com 27 bicicletas, sendo 10 adquiridas recentemente. Dezesseis bicicletas foram reformadas, mas deverão ser substituídas até o fim do ano. O bicicletário foi reformado há quase um ano. Além da ampliaçãoo do espaço para guardar as bicicletas, foi instalada uma cobertura para proteger os equipamentos.

Idéia é incentivar mudanças de hábitos, além de melhorar o trânsito no campus

Para Ana Furniel, que idealizou o projeto, é muito importante que os usuários também se sintam responsáveis pela iniciativa, porque a idéia é incentivar mudanças de hábitos, melhorar o trânsito no campus. "Mas, para isso, é necessário que todos respeitem as regras como, por exemplo, devolver as bicicletas aos bicicletários", frisou. Ela explicou que as bicicletas podem ser utilizadas para circulação interna mesmo em locais que não contam ainda com bicicleta rios instalados, desde que, depois, sejam devolvidas aos locais apropriados.

"Começamos o projeto na Ensp como um piloto, mas iniciamos conversas com a Presidência da Fiocruz para ampliar os bicicleta rios e o número de bicicletas. Isso é fundamental porque garante a segurança dos aparelhos e amplia bastante o uso, uma vez que poderíamos contar com pontos estratégicos, como os restaurantes, o banco, o Pavilhão de Cursos etc".

Uma Escola com práticas inovadoras de gestão

A adoção das bicicletas faz parte de uma política de gestão da Ensp, que implementou uma série de medidas e reforçou as já existentes, que, além de inovadoras, contribuem na prática para uma visão de saúde pública ampliada, que também inclui qualidade de vida, promoção da saúde, valorização da pessoa, saúde mental e preocupação com a gestão ambiental. Diversas outras iniciativas foram adotadas pela atual gestão, como as compras sustentáveis, utilização de papel reciclado, uso racional da água, o projeto Palavras no Caminho, ambiente livre do tabaco, entre outras.

Uso de bicicletas previne problemas de saúde

A utilização de bicicletas é mais saudável, pois, como é uma atividade física regular, previne problemas cardíacos, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura e diminui a ocorrência de doenças crônicas. Isso também se reflete na redução da poluição do ar. Calcula-se que 60% da poluição atmosférica nas regiões das grandes cidades sejam decorrentes dos veículos automotores. Além disso, quem pedala está gastando calorias.

Estima-se que o gasto calórico do ciclismo costuma variar entre 300 e 600 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 kg. O usuário fica menos estressado e mais bem-humorado, uma vez que endorfina são liberadas pelo exercício físico, contribuindo para o relaxamento, sensação de bem-estar, plenitude e mais felicidade. Andar de bicicleta permite ainda sentir o sol, o vento, olhar o céu e, para a maioria dos usuários, dá a sensação de liberdade.

Fonte: Fiocruz, 22/09/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: