Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Médico considera obesidade um problema social

O médico Fernando Ferreira Vicente considerou hoje, na província do Huambo, que a obesidade é, actualmente, um problema social cujo combate requer a intervenção activa de especialistas de saúde pública, psicólogos, assistentes sociais, lideres religiosos, autoridades tradicionais e professores, para contribuírem na educação dos cidadãos sobre os perigos desta doença.

Falando à Angop, âmbito do Dia internacional de Combate à Obesidade, que hoje se assinala, o médico afirmou que a luta contra esta doença deve ser incluída nas prioridades dos governos mundiais, uma vez tratar-se de um problema de saúde pública global com repercussões na caracterização epidemiológica de uma determinada sociedade.

Do ponto de vista médico, segundo Fernando Vicente, a obesidade obriga os profissionais de saúde a terem uma orientação mais pragmática na relação com o paciente, devido as complicações da doença.

Disse que a mudança de hábitos alimentares, a realização regular de exercícios físicos, assim como andar de bicicleta são algumas formas das pessoas se prevenirem contra a obesidade. “A obesidade deve ser encarada não apenas como um problema de saúde público, mas, sim, um compromisso social. É imperioso que a sociedade reflicta seriamente sobre os danos que esta doença causa”, enfatizou.

O também director do hospital municipal da Caála esclareceu que a obesidade é uma doença crónica multifactorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta no corpo humano até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde.

Informou que o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular cardiovasculares, diabetes, osteoartrite, ortopédicas, circulatórias, dermatológicas e respiratórias, tendo, por esta razão, classificado a obesidade como uma das principais responsáveis do aumento das taxas de morbi e mortalidade.

O médico disse também que a obesidade altera completamente a personalidade do indivíduo, sobretudo a sua auto-estima.

Assumiu que a forma mais ideal de evitar que pessoas se tornem obesas passa em aumentar a sensibilização sobre os riscos da obesidade e orientar a pratica de uma vida saudável na infância, na adolescência e na ocupação dos tempos livres dos cidadãos.

Fonte: Angola Press, 11/10/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: