Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Um roteiro para pedalar no Recife

Aliar o esporte ao turismo e ainda ter o privilégio de conhecer alguns dos principais cartões-postais do Recife. Esse é o objetivo do "Roteiro para Bikes", lançado esta semana pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), José Otávio Meira Lins. De acordo com uma pesquisa realizada no último mês de agosto, pela HotelNet (site especializado em hotelaria), o interesse dos hóspedes em exercícios físicos, que era praticamente inexistente, passou para o terceiro lugar no ranking das preferências.

O percurso de 17 quilômetros leva os ciclistas a percorrer parte da orla do Pina, visitar o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, passar pelo Marco Zero, no Bairro do Recife, e retornar pelo Forte das Cinco Pontas. "A maior certeza é que os turistas vão ter um roteiro que inclui conhecer bem os pontos turísticos do Recife através de um passeio saudável de bicicleta", diz Meira Lins, que também aderiu ao ciclismo e participa dos passeios.

Na pesquisa realizada pelo HotelNet, o café da manhã, que era tido como item número um, perdeu a posição para a exigência da internet sem fio como prioridade máxima dos hóspedes- seguido por bom estacionamento gratuito e exercícios físicos. Como proprietário do Cult Hotel, no bairro do Pina, Meira Lins já oferta gratuitamente aos seus hóspedes bicicletas para passeios. "Gostaria que outros hotéis também aderissem ao projeto", afirma, salientando que estava desejando uma abrangência do projeto como o presidente da ABIH-PE.

Há cerca de dez anos, surgiram os primeiros grupos de ciclismo na Região Metropolitana do Recife (RMR), mas ainda não existem números oficiais de quantos pedalam pela cidade. Segundo alguns organizadores, seriam 30 os ajuntamentos de ciclistas. Aline Souza, de 25 anos, é a organizadora do grupo Bike Night Zona Sul, que pedala pelo Recife há sete anos. Em um grupo de cem pessoas, ela garante que o ciclismo na cidade mudou seu modo de ver os lugares.

Espaço -O Recife possui, no total, 21 quilômetros de rotas para o deslocamento de bicicletas, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclo rotas. a ciclovia da Orla da Avenida Boa Viagem); ciclovia do Centro; ciclofaixa Tiradentes (Avenida do Forte), ciclovia do Canal do Cavouco, e a ciclorota 21 de Abril (Afogados). Dentro do projeto de requalificação da Avenida Norte, está inclusa uma ciclovia com extensão de 2,5 quilômetros. Outro projeto que também inclui as bicicletas é a Via Mangue, que irá implantar 4,5 quilômetros de ciclovia, contemplando toda a sua extensão.

Saiba mais


Roteiro começa no Pina, segue até o Bairro do Recife e retorna pelo Cais José Estelita

Fonte: Vida Urbana, 16/10/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: