Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Australiano inventa “bicicleta voadora”

Imagine pedalar pelas ruas, sem pegar trânsito e, de quebra, ver o céu? Pois um australiano criou uma “bicicleta voadora”. Trata-se de um sistema de transporte que conta com monotrilhos e cápsulas transparentes com pedais.

Batizada de Shweeb (que vem da palavra alemã “schwebe”, que significa pendurado, pairando ou suspenso, em português), a invenção de Geoffrey Barnett pode chegar a até 45 quilômetros por hora [e já foi assunto neste blog há umas semanas atrás].

A aerodinâmica e os mecanismos da cápsula foram criados pensando em eliminar as fontes de atrito para que ao pedalar as pessoas não façam muito esforço, explica Barnett em seu site. Para quem desejar, há a alternativa de usar eletricidade para movimentar a cápsula. “O objetivo não é fazer os usuários suarem muito”, escreve o criador.
A ideia surgiu quando Barnett foi morar no Japão para dar aulas de inglês e se deparava com ruas congestionadas. “Eu queria passar por cima de todas as pessoas”.

Ao voltar para Austrália, Barnett se debruçou em pesquisas para conseguir colocar a “bicicleta voadora” em prática. Depois de seis anos, o sistema saiu do papel e ganhou uma versão em um parque de aventura na zona turística da Rotorua, na Nova Zelândia. É lá que os usuários da “bicicleta” podem dar sua opinião para aperfeiçoar o sistema.

A invenção despertou o interesse do todo poderoso Google. Em setembro de 2010, o projeto foi escolhido para receber US$ 1 milhão da companhia como parte do Projeto 10100, que convocou usuários do mundo todo a criarem soluções para os desafios globais. Diante desta promessa futurista, será o adeus ao trânsito?

Fonte: Época NEGÓCIOS Online, 25/10/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: