Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Cidade terá bicicletas públicas em 2011

A Prefeitura de Sorocaba implantará o sistema de bicicletas públicas na cidade até o final do primeiro semestre de 2011, disponibilizando, gratuitamente, à população como meio de transporte alternativo e sustentável, apoiando-se nas ciclovias já existentes no município. A intenção é usar o sistema de cartão integrado de ônibus para fazer a retirada das bikes. A informação foi dada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), ao antecipar que os detalhes do edital para escolha da empresa que deverá operar a concessão desse sistema de transporte estão em fase de elaboração.

De acordo com o prefeito, a medida faz parte do Plano Cicloviário, que se viabiliza com a construção de ciclovias em avenidas e interligações de pistas novas com as já existentes, para propiciar aos usuários deslocamentos mais longos, o que representa, em sua avaliação, um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana. Até o fim deste ano, ou no máximo até o início do próximo ano será publicado o edital para licitação da empresa que vai instalar as bicicletas públicas em Sorocaba, adiantou Lippi.

Inicialmente serão 13 pontos de retirada e entrega das bicicletas. Os locais, entretanto, ainda são objetos de estudo por parte de técnicos da Urbes - Trânsito e Transportes. Ainda não temos esses locais definidos, mas a ideia é que sejam os trajetos mais utilizados pela população. Quem mora no Éden pode pegar uma bicicleta num dos pontos e seguir até um outro instalado no Centro. Tudo através do cartão social do transporte coletivo, mas apenas para identificação e controle do sistema, exemplifica o prefeito.

O valor de investimento previsto para colocar em prática o sistema, que será totalmente custeado pela Administração, não foi divulgado pelo prefeito, pois, segundo ele, passa por estudos finais de regras de concessão. Adiantou que haverá reforço na educação de trânsito para convivência de motoristas e ciclistas e fatores de inibição de furtos. A longo prazo espera-se melhorias no tráfego local uma vez que o conceito de mobilidade urbana sustentável é o investimento no transporte coletivo e nos meios não motorizados, que resultam em melhorias nas condições ambientais locais, informou o chefe do Executivo. Temos que preparar a cidade para ser um espaço promotor de saúde.

A meta do plano é viabilizar 100 quilômetros de ciclovias interligados, o que permitiria a circulação entre todas as regiões da cidade. Além disso, o prefeito promete ampliar a implantação de paraciclos, que são pontos de estacionamentos para bicicletas em locais com grande circulação de pessoas.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, 27/11/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: