Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Grã Bretanha investe para receber visitantes

No leste da Inglaterra, descubra paisagens muito diferentes no Parque Nacional de Norfolk.

Estudiosos e poetas têm elogiado as qualidades ambientais da Grã-Bretanha há séculos. Uma das mais famosas descrições da Inglaterra é de William Blake, que a cita como um “país verde e agradável”.

Agora, no século 21, verde significa muito mais, especialmente no turismo, com visitantes procurando países mais ecológicos e sustentáveis. A Grã-Bretanha, orgulhosamente, estende seu tapete verde, onde os visitantes podem escolher dentre uma gama eclética de acomodações ecológicas, optar por viagens com baixa porcentagem de carbono e explorar a produção e cultura locais.

Um dos primeiros movimentos ecológicos da Grã-Bretanha foi criado em 1951, com a designação de seu primeiro parque nacional, o Peak District. Atualmente, há quinze parques nacionais espalhados pela Grã-Bretanha.

Siga para o norte, rumo à Escócia pela rodovia verde até o parque nacional de Loch Lomond e Trossachs, ou para o sul, até o mais novo parque nacional da Grã-Bretanha -The South Downs.

No País de Gales, é possível caminhar por uma trilha ao longo dos penhascos do Pembrokeshire Coast National Park. No leste da Inglaterra, descubra paisagens muito diferentes no Parque Nacional de Norfolk e Suffolk Broads, o maior pântano protegido da Grã-Bretanha.

Além de conservar toda a fauna e flora ricas dessas áreas, as autoridades dos parques nacionais estão incentivando os visitantes a vir de transporte público, oferecendo uma gama extensa de linhas de ônibus rurais.

Há o Beacons Bus, Dales Bus ou o Hadrian’s Wall Bus. Você pode até embarcar com sua bicicleta no ônibus e em seguida continuar o trajeto na Ciclovia de Hadrian (280 quilômetros).

Há muitos locais ecológicos excelentes para se hospedar, não só nas áreas protegidas, mas em toda a Grã-Bretanha. Nesses locais, você poderá obter todas as informações necessárias para participar de atividades ecológicas, comprar produtos da região e utilizar o transporte local.

Ser ecológico não significa apenas ter um painel solar ou fazer reciclagem. Esses lugares realmente incorporaram todos os aspectos da sustentabilidade em suas atividades empresariais.

Um exemplo disso é o Scarlet Hotel, em Cornwall, um novo hotel de luxo construído de forma sustentável, com vista para o Atlântico, piscina com aquecimento solar, telhado vivo com flores locais da espécie armeria marítima, e utilizando alimentos obtidos na própria região, o que o torna um dos hotéis mais eco-chiques da Grã-Bretanha.

O Shepherd’s Hut ao pé da montanha de Brecon Beacons também é ecológico, porém é mais “ecocute” do que eco-chique. Trata-se de uma cabana com cozinha, chuveiro aquecido a lenha e vista para um campo de pastagem de ovelhas, montanhas e... mais ovelhas.

Está situado em uma fazenda galesa e oferece o uso gratuito de bicicletas para explorar os pubs e restaurantes da região. E o proprietário vai encontrá-lo na estação de trem mais próxima, em Llangadog.

O Stratton’s Hotel, em Norfolk, tem várias incumbências ecológicas, quartos repletos de arte, um sistema de reciclagem maciça e o vasto cultivo de legumes e frutas orgânicas.

Em Londres e outras cidades britânicas, as redes hoteleiras The Marriot e Accor fazem muito mais do que adotar um discurso “verde” para proteger o meio ambiente.

Eles têm políticas detalhadas de sustentabilidade. Chalés e trailers seguem a linha ecológica, como o clássico airstream caravans, na Ilha de Wight, ou o encantador Buckshead Eco-cottage, em Shropshire.

Você também pode simplesmente optar por um acampamento, o que proporcionará o acesso a algumas das praias mais isoladas da Grã-Bretanha, em Outer Hebrides, na Escócia, de caiaque, com a Wilderness Scotland, uma empresa que ganhou vários prêmios por ser pioneira no turismo responsável.

De bike às margens do Tamisa

Hospedando-se nas acomodações mais ecológicas da Grã-Bretanha, você também terá acesso a informações específicas, seja para encontrar a melhor rota de bicicleta, os horários dos mercados de agricultores mais próximos ou um ótimo roteiro para caminhada.

Isso tudo é o que mantém a essência ecológica da Grã-Bretanha. Londres saiu na frente com seu novíssimo sistema de aluguel de bicicletas, no qual os visitantes podem retirar uma bicicleta em uma das 400 estações em torno do centro.

Pedalar ao longo do Rio Tâmisa, em Londres, é uma das formas mais divertidas e ecológicas de se visitar a cidade. Outra opção é sair da cidade rumo a uma das ciclovias secundárias. Tarka Trail, em Devon, por exemplo, tem 53 quilômetros para pedalar, de Braunton até Meeth. Ingresse na estação ferroviária de Barnstaple, onde você também pode alugar bicicletas na plataforma.

Fonte: Paraná Online, 07/11/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: