Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Formalização estagna mercado de bikes

[Como já foi relatado antes neste blog,] o ano deve terminar com a venda de 5,3 milhões de bicicletas produzidas no Brasil, o mesmo índice de fabricação registrado em 2009 pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).

O vice-presidente do Simefre, Eduardo Musa, que comanda o Departamento de Duas Rodas (Bicicleta), atrelou à estagnação dos resultados o fato de que esse mercado, que opera com um elevado grau de clandestinidade (cerca de 50% da produção nacional, segundo o sindicato) passa por um processo de formalização.

"Estamos vivendo um momento bastante atípico em nosso setor, não temos problema de demanda, mas sim de oferta, já que a produção no País sofreu os efeitos da formalização e da situação específica de alguns fabricantes", declarou Musa.

Foram medidas como a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica e a implantação de mecanismos como o Sped fiscal que inibiram a sonegação de impostos e dificultaram a sobrevivência de empresas do setor.

"O fenômeno [da formalização] está acelerando um processo de depuração do mercado", disse Musa. "Bicicletas de preço baixo e qualidade duvidosa estão deixando de ser produzidas", concluiu.

Fonte: DCI, 03/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: