Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Projeto de ciclovia deve ligar Barra Mansa a Volta Redonda

Os adeptos do uso da bicicleta para o deslocamento nos centros urbanos podem ter, em breve, motivos para incentivarem ainda mais as pedaladas em três das principais cidades do Sul Fluminense (Barra Mansa, Volta Redonda e Resende): segundo a vice-prefeita barramansense, Ruth Coutinho (PP), o governo do estado desenvolve um projeto-piloto de ciclovias que, a princípio, será implementado - além dos três municípios - na capital fluminense e em Maricá e Niterói.

O Plano Diretor de Transporte Não Motorizado será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ainda não tem valor definido. No sul fluminense, o trecho entre Volta Redonda e Barra Mansa terá 5,4 km de extensão, passando pela Rua Independência e Via Sérgio Braga, em Volta Redonda, e pelas ruas Dr. Dario Aragão e Alberto Mutel, em Barra Mansa.

O projeto final será definido até junho e tem como objetivo ajudar no deslocamento de funcionários que trabalham nas maiores siderúrgicas instaladas na cidade. Segundo Ruth, a intenção é garantir a segurança de quem pretende usar a bicicleta como principal meio de transporte.

– O futuro está no transporte não motorizado, que é importante para a questão ambiental. Toda cidade deve pensar no futuro. O trânsito em Barra Mansa fica complicado na hora do rush, então precisamos apoiar o uso desse tipo de veículo. A via também pode ser uma opção de lazer nos fins de semana – disse Ruth.

A vice-prefeita destacou que também serão construídos bicicletários para os usuários. Além de oferecer o espaço para os ciclistas, a prefeitura promoverá uma campanha de incentivo ao transporte não motorizado em duas rodas que, segundo Ruth, é adequado às necessidades de Barra Mansa.

Em fevereiro, Ruth recebeu representantes da IBI Group, responsável pela execução do projeto, para debater medidas que permitam facilitar a vida da população durante a empreitada, atrelando o projeto da ciclovia à readequação da malha ferroviária no município.

Fonte: ABN News, Virt, JusBrasil, 08/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: