Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

“Use bicicleta e ganhe saúde” é o tema de campanha regional da Econg/Proama para o mês de abril.

Aos Exmos membros do Ministério Publico Federal e do Ministério Publico Estadual das regiões de Presidente Prudente (Dracena, Tupi Paulista, Panorama) e de Araçatuba (Andradina, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Mirandópolis), aos Senhores membros do Ministério Publico Federal e Estadual da Comarca de Três Lagoas e Brasilandia no Mato Grosso do Sul)

Senhores redatores, jornalistas, repórteres, (rádios, TVs, jornais, portais) de nossa região, instituições educacionais universitários, secundaristas e de ensino fundamental, empresas dos mais variados setores produtivos; ONGs ambientais, da cidadania, da saúde, e outras interessadas no tema;

Vimos através deste informar que a Econg-Organizaçao Não Governamental de Defesa do Meio Ambiente e o Proama-Programa Adolescente Ambiental de Castilho e de Nova Independência/SP, estará lançando em finais de abril a campanha “USE BICICLETA E GANHE SAUDE” em toda nossa região, como forma de trabalhar uma mudança nos hábitos em nossas comunidades, no intuito de promover uma nova forma de nos relacionarmos com o meio ambiente em que vivemos adquirindo mais saúde, contribuindo mais com o meio ambiente, obrigando o poder publico a agir e investir de fato em praticas saudáveis para toda a comunidade, construindo ciclovias e priorizando quando necessário um transporte publico coletivo de qualidade.

A nossas comunidades são consideradas medias e pequenas, portanto próprias para o desenvolvimento de uma nova cultura de locomoção, que possa somar-se a outras que garantam mobilidade sendo mais saudável e viável para os bolsos de qualquer cidadão.

Por razões econômicas, a nossa estrutura de transporte está praticamente toda baseada no uso intensivo de veículos motorizados. Esta regra, até hoje, faz sentido.

Hoje, a questão dos transportes transcende as mobilidades e implica na manutenção da vida em si. É necessário equilibrar o sistema buscando racionalidade das mobilidades e o uso sensato de cada modo de transporte, motorizados e não-motorizados.

É utópico, praticamente irrealista, pensar numa sociedade sem veículos motorizados. Não se trata de lutar para extinguir os motorizados, mas redimensionar sua forma, seu uso, a dependência insana que temos deles. Temos que retomar espaços urbanos para uso e usufruto da vida.

Não é saudável o deslocamento cotidianos que fazemos de poucos quilômetros para o trabalho, escolas e outro afazeres utilizando o automóvel como forma única e exclusiva deste deslocamento. Estamos tornando-nos a cada dia reféns de uma dependência nociva a nossa saúde e economicamente insustentável.

Estamos andando na contra mão do desenvolvimento sustentável, portanto quem sabe aos poucos podemos aliados a boa vontade dos poderes publicos, da iniciativa privada e principalmente das instituições educacionais fortalecermos essa pratica alternativa para deslocamentos de curto percurso. É possível?

Para isso convocamos todos os setores que contribuam para uma mudança lenta, mas gradual e permanente para novos e saudáveis hábitos. Esta campanha não e de desafio ao automóvel, o que seria de nossa parte uma insandice. Mas é uma campanha que pede novas variantes em relação à VIDA.

Contamos com o apoio de todos os Senhores;

Um abraço a todos

Atenciosamente

Roberto Franco

Presidente

Econg

16 de março de 2011


Fonte: Jornal diadia, 17/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: