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Exemplo de Aracaju (2)

Número de ciclistas cresce em Aracaju

Não é nada difícil encontrar ciclistas pelas ruas de Aracaju, a qualquer hora, todos os dias da semana. Também é muito comum ter na família ou no círculo mais próximo de amigos uma pessoa que pedala. Seja por lazer, em busca de qualidade de vida ou como meio de transporte, o número de apaixonados pela bicicleta cresce rapidamente na capital da qualidade de vida.

A maior parte das pessoas que utiliza a bike como meio de transporte para cumprir o trajeto de casa para o trabalho é de trabalhadores da construção civil, tanto que as construtoras da cidade se destacam na instalação de bicicletários nos canteiros de obras. Mas um movimento que tem sido notado em Aracaju é a adesão, por parte de pessoas da classe média, ao uso da bicicleta.

Um grande diferencial dessa parcela da população é que, com acesso facilitado à informação, essas pessoas utilizam a bicicleta embasadas em questões ideológicas. Breno Guimarães, licenciado em História, conta que começou a usar a bike apenas pelo aspecto prático, de logística. O trânsito de veículos motorizados em Aracaju me incomodava e eu não tinha paciência para lidar com ele. Com o tempo, eu fui conhecendo questões políticas atreladas à mobilidade urbana e hoje sou motivado também pela consciência político-ambiental inserida no contexto do transporte urbano, explica.

Adeptos

A professora doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosilene Moretti, morou durante um ano na Holanda e lá a bicicleta era o seu principal meio de transporte. Durante o final de semana, eu procuro deixar meu carro na garagem e sair com a bike durante o dia. Inclusive porque pedalar é um prazer, afirma ela.

O grande número de veículos circulando pelas ruas e congestionando o trânsito de Aracaju se tornou uma preocupação constante na vida de Talita Albuquerque. A estudante diz que, com tantos carros, não há estacionamentos suficientes e os veículos automotores acabam ocupando o espaço que deveria ser destinado aos pedestres.

Uso bicicleta porque penso nessas questões, além da emissão de gases poluentes pelos automóveis. Pedalar também faz bem ao corpo, à mente e, porque não, ao espírito, conta Talita, que vai a qualquer lugar sobre duas rodas, à universidade, ao trabalho, à praia, pois a bike é o seu veículo principal.

Já para a servidora pública Nellie Rabanal, uma das principais vantagens da bicicleta é a autonomia que ela proporciona ao usuário. Ela declara que, no começo, utilizava a bike apenas como forma de lazer. Porém, com o passar do tempo, ela se tronou imprescindível para a conquista da minha autonomia de ir e vir na hora que eu quiser. A independência e a sensação de liberdade que a bicicleta proporciona são indescritíveis. É como se ninguém pudesse te parar, entusiasma-se.

Grupos

Ao descobrir os encantos e benefícios de pedalar, muitos aracajuanos perceberam que essa é uma atividade que, se realizada em conjunto, pode ser bem mais prazerosa. Não apenas para estarem acompanhados, mas também por partilharem desejos e convicções, diversos ciclistas têm criado grupos organizados.

São inúmeros os coletivos de ciclistas existentes na cidade, como a Bicicletada Aracaju, Peregrinos, Pedal Suado, Aracaju Pedal Livre, Zuandeiros, apenas para citar alguns. O publicitário Fábio Soares, membro do Pedal Suado, conta que participam do grupo cerca de 50 pessoas, que se reúnem para pedalar às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h, saindo do Mirante da 13 de Julho. Segundo ele, durante a semana, o passeio só não acontece na terça-feira, para não chocar com o realizado pelo Aracaju Pedal Livre, grupo que mobiliza mais de 300 pessoas.

Fábio conta que o Pedal Suado é liderado por Araújo, que recebe ajuda de outros membros, responsáveis por auxiliá-los durante os passeios. Já a Bicicletada - que acontece na última sexta-feira de cada mês, saindo de dois pontos, a rótula do posto de saúde Sinhazinha e o Mirante da 13 de Julho - não possui líderes. A Bicicletada Aracaju é um movimento no qual todos os atores sociais desempenham papéis relevantes, de forma participativa, afirma Luciano Aranha, membro do grupo.

Segundo ele, os principais objetivos da Bicicletada são pedalar, divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte, conscientizando os usuários dos veículos motorizados sobre a importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos. A ideia é celebrar a ocupação das ruas, festejar e fomentar a harmonia no espaço que é de todos, declara Luciano.

Ciclovias

Como principais interessados nas questões referentes ao uso da bicicleta na cidade, os ciclistas, integrantes ou não de grupos organizados, possuem um bom entendimento dos elementos que podem melhorar a vida de quem pedala em Aracaju. A maioria deles reconhece como legítima e louvável a iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em investir maciçamente na infraestrutura urbana para que a cidade se prepare para os ciclistas que nela vivem.

De acordo com a professora Rosilene, as ciclovias estão se multiplicando em Aracaju, embora ainda haja alguns problemas. De fato, percebemos que há investimentos da Prefeitura na implantação contínua de ciclovias na cidade. Além disso, existe uma boa abertura para darmos sugestões, tanto que recentemente houve até uma enquete realizada pela Prefeitura com relação às ciclovias, conta ela.

Segundo Fábio Soares, as obras da PMA no sentido de incentivar o uso da bicicleta na cidade representam uma evolução que ele não viu ainda em nenhuma outra capital brasileira. Eu viajo sempre a trabalho e, mesmo em São Paulo, onde há vários grupos organizados de ciclistas, não há um terço da infraestrutura que existe em Aracaju, no que se refere a ciclovias e bicicletários, afirma.

A também servidora pública Thays Ricarte acredita que todas as políticas que viabilizam a utilização de um meio não poluente e saudável devem ser celebradas. Entretanto, segundo ela, o ciclismo urbano não deve se limitar a ciclovias isoladas, pois deve haver uma interação entre elas, com constante participação dos seus usuários e diuturna manutenção.

Reivindicações

O projeto levado a cabo pela Prefeitura de Aracaju referente à ciclomobilidade urbana é bastante elogiado pela população, inclusive por quem usa bicicleta. Mas é fato que o trabalho está apenas começando e ainda há muitos desafios pela frente. Ouvir os ciclistas para enfrentar as próximas etapas desse processo é uma das principais preocupações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


O coordenador de Ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda, acredita que a melhor forma de construir políticas públicas no segmento de transporte alternativo é através do diálogo. Por isso, todas as quartas-feiras são realizadas reuniões na SMTT para que os ciclistas contribuam com o órgão, trazendo para o debate aquilo que eles estão pensando a respeito do uso da bike na cidade.

De acordo com Breno Guimarães, é preciso pensar a ciclovia não apenas como uma solução para os carros, mas como uma estratégia urbanística da própria cidade, visando facilitar a mobilidade de todos. As ciclovias são importantes, mas não são a única ação urbanística necessária para melhorar as condições do trânsito, tanto de bicicletas, quanto de pedestres e veículos motorizados, argumenta.

Futuro

O publicitário Fábio, que escolhe um dia na semana para não usar seu carro e fazer sua parte na luta pela preservação ambiental, acredita que o ciclismo deve continuar crescendo na capital sergipana. O ciclismo em Aracaju não é moda ou uma tendência passageira. Esse é um movimento que veio pra ficar e que vai ser muito importante para a nossa cidade daqui para a frente, ressalta o ciclista.

Para Nellie Rabanal, a Aracaju dos sonhos de todo ciclista é um lugar onde se possa pedalar pelas ruas convivendo pacificamente com um ônibus, um caminhão ou um carro de passeio. Breno possui opinião semelhante. É importante que se reconheça que a bicicleta é um meio de transporte importante para a configuração da cidade em um espaço democrático, defende ele.
Segundo Fábio, a qualidade de vida em Aracaju tem atraído um número muito grande de pessoas, mas isso congestiona ainda mais o trânsito e a infraestrutura da cidade não está preparada para esse movimento. Portanto, vamos precisar mesmo buscar alternativas, e a bicicleta vem proporcionar essa tranquilidade ao nosso trânsito, lembra.

Fonte: Plenário, 19/05/2010
Fotos da Bicicleta Aracaju gentilmente enviadas por Luciano Aranha

Um comentário:

Anônimo disse...

Also das ist ja höchst interessant. Das hätte schon längst mal gesagt werden müssen. Sehr guter Aufsatz! Weiter so !!