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Será????

Bicicleta com placa é solução para melhorar trânsito em cidade do interior de SP

Para reduzir o número de acidentes, furtos e infrações de trânsito, a prefeitura de Pontal (351 km a noroeste de São Paulo) resolveu exigir o emplacamento de todas as bicicletas da cidade. O município tem 40 mil habitantes, 20 mil bicicletas e trânsito considerado confuso por muita gente.

A exigência entrou em vigor há uma semana. Desde então têm sido feitos em média 120 emplacamentos por dia. Os donos pagam R$ 5 e saem com a "magrela" licenciada. A expectativa da prefeitura é de que em seis meses todas as bicicletas da cidade estejam com placas.

O chefe do Departamento de Trânsito de Pontal, Nilson Carlos Maia (54), informa que quem desrespeitar a regra terá o veículo recolhido e poderá pagar multa cujo valor ainda não foi definido. A fiscalização será feita pela Polícia Militar, mas será precedida de uma campanha de conscientização sobre regras de trânsito, com distribuição de panfletos nas ruas e em escolas.

Embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleça a obrigatoriedade de espelho retrovisor e refletores, por exemplo, a legislação em Pontal não exige esses acessórios. As exigências do CTB para ciclistas só valem nos municípios que as tenham acolhido em leis próprias.

A reportagem do UOL Notícias esteve em Pontal na última quinta-feira (17) e constatou que os ciclistas estão por todos os lados. Muitos parecem desconhecer as placas de trânsito e seguem de lá para cá sem se importar se estão na mão ou na contramão.

Embora não disponha de estatística, Maia afirma que os acidentes envolvendo bicicletas são frequentes. “Há dois anos, uma mulher não respeitou o sinal de 'Pare' e foi atingida por um caminhão", disse Maia. "A criança que estava na garupa morreu.”

Na estação rodoviária de Pontal há centenas de bicicletas estacionadas em locais proibidos. São de moradores que trabalham em cidades vizinhas e, na volta, no fim do dia, resgatam seu veículo e vão para casa.

Segundo Maia, está prevista a construção de “bicicletários” para acabar de vez com o hábito de estacionar em lugar proibido. Também os comerciantes da cidade estão atentos a qualquer medida que altere a rotina dos ciclistas. Isso porque a maioria de seus clientes também faz compras de bicicleta.

Morro Agudo foi pioneira

“O emplacamento é bom. Muitos ciclistas não respeitam a sinalização de trânsito”, afirma o ajudante-geral João Neres Santana, 45, que emplacou sua bicicleta na quinta-feira. O mecânico Thalysson Silveira de Aguiar, 28, pensa o mesmo. “O trânsito aqui é meio caótico porque ninguém respeita nada."

O radialista José Carlos Aparecido Lourenço, 37, conta que foi vítima de uma bicicleta na contramão. O acidente danificou a lateral de seu carro. “O pior é que eu ia apresentar uma cerimônia e fiquei nervoso o dia inteiro por causa daquilo.”

Pontal se inspirou em Morro Agudo (382 km a norte e São Paulo), cidade de 30 mil habitantes, para exigir o emplacamento. Desde 2005 o Departamento de Trânsito de Morro Agudo emplacou 18,5 mil bicicletas.

Já foram punidos 1.474 proprietários que não respeitaram a regra. A multa inicial é de R$ 6,79 e, progressivamente, pode chegar a R$ 27,14. A fiscalização é feita pela PM e pela Guarda Municipal.

Fonte: Correio do Povo-AL, 21/02/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Um comentário:

Luis Peters disse...

Por que não colocam placas nos pedestres também?