Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Três mil e quinhentas bicicletas são emplacadas em Pontal

Três mil e quinhentas bicicletas já foram emplacadas pelo Departamento de Trânsito de Pontal desde fevereiro deste ano. Segundo o chefe do departamento, Nilson Carlos Maia, calcula-se que existam de 15 mil a 20 mil bicicletas na cidade.

Cerca de 3.500 bicicletas já estão emplacadas e as demais devem estar com as placas até o final do ano. "Esse processo não vai parar nunca, pois toda bicicleta nova será emplacada", disse o chefe do departamento.

Segundo Maia, a população de ciclistas é grande para uma cidade como Pontal, com aproximadamente 40 mil habitantes. "Pontal é uma cidade plana, sem subidas e descidas, e a bicicleta é um meio de transporte barato", afirma Nilson.

De acordo com o chefe do departamento, o projeto é uma maneira de oferecer mais segurança no trânsito. "Existem muitas bicicletas e também muita desordem no trânsito", diz ele. Nilson explica que, além das placas nas bicicletas, o projeto envolve também a criação do departamento de trânsito, em 2007, e o emplacamento da cidade.

Segundo o chefe do departamento, os ciclistas que cometerem alguma infração no trânsito terão suas bicicletas confiscadas e pagarão uma taxa para retirá-las. O valor da multa só será estabelecido quando a maioria dos veículos estiver emplacado e o recolhimento tiver início.

O órgão ainda não tem estatísticas que comprovem quantos acidentes envolvem as bicicletas. "O departamento é novo e ainda não tem muita estrutura. A partir do emplacamento, será mais fácil fazer esse tipo de levantamento", disse Nilson.

Todas as bicicletas emplacadas estão sendo cadastradas para que os ciclistas tenham mais segurança contra roubos. Quando venderem ou passarem o veículo para outra pessoa, será necessário procurar o departamento para fazer as alterações no cadastro.

Fonte: Jornal A Cidade, 31/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: